Leads x Clientes. Qual a Diferença?

Dois personagens são muito importantes para a sobrevivência de empresas, são eles os leads e os clientes. Mas, quem são eles, qual é a diferença entre os dois e, por que é tão importante entender essa distinção?

Chamamos de leads os potenciais clientes. Eles ainda não fecharam um negócio com sua empresa, mas estão interessados em fazê-lo. São pessoas que entregaram à sua empresa seus dados pessoais ou profissionais, para posterior contato. Frequentemente, vêm através de alguma ação de marketing digital. São vistos como grandes oportunidades de negócio.

Já os clientes – ou compradores – são aqueles que já fecharam negócios com você. São divididos em 3 tipos:

  • Ativos: Que fazem compras frequentes do seu produto/serviço – ou compraram recentemente.
  • Pré Inativos: Que estão há um tempo pré definido sem comprar com você. 
  • Inativos: Estão há um longo tempo sem comprar com você (tempo superior ao de pré inatividade) ou romperam contrato.

É importante entender essa distinção, pois, a forma de conduzir esses dois personagens é bem diferente.

Então, como trabalhar com esses diferentes tipos de pessoas?

Tanto o lead, quanto o cliente, são de extrema importância para o sucesso da sua empresa. Porém, os esforços para converter leads em clientes são diferentes daqueles dedicados a manter os clientes que você já tem. 

Você pode utilizar mais tempo com um lead para explicar seus produtos ou serviços e mostrar os benefícios de fechar negócio com você. Ele pode demorar um tempo para se tornar cliente, por isso, é importante que você saiba qual é o tempo médio para o tratamento de um lead, na sua empresa. Sabendo isso, você consegue despender o tempo correto (nem muito curto, nem muito longo) com essa pessoa.

Enquanto isso, os clientes já estão familiarizados com sua empresa. Você pode gastar menos tempo explicando seus produtos e serviços a eles e, em vez disso, concentrar-se em oferecer formas de mantê-lo satisfeito, fazer um bom pós-vendas e buscar novas vendas.

Conclusão 

Entender a diferença entre leads e clientes é de extrema importância para a sua empresa, pois, como apontado, os esforços comerciais e a divisão de tempo entre eles são diferentes. Sabendo disso, você pode organizar melhor seu processo de atendimento e de venda.

Aprenda mais sobre os leads e como gerá-los lendo nosso artigo O Que São Leads e Como Gerá-los

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Niara Marketing

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